sexta-feira, 19 de julho de 2013

Avaliação na Modalidade do Ensino à Distância.

A avaliação desempenha um papel de suma importância como instrumento sistemático de correção de falhas e promoções de acertos. Por isso, ela não pode ser feita isoladamente do processo de execução e acompanhamento das ações. Devidamente planejada, torna-se tarefa e competência de todos os agentes do processo.
De acordo com o planejamento do curso e com os objetivos que se pretende alcançar, a avaliação pode ser utilizada de várias formas, tais como:
A distância – Segundo Garcia Aretio (1987), esta modalidade de avaliação tem as seguintes características:
• possibilita o controle periódico do processo acadêmico dos estudantes, propiciando uma avaliação contínua.
• obriga os estudantes a estudar, já que é preestabelecido o envio da prova ao centro promotor do curso em data determinada.
• além de obrigar os estudantes a estudar, obriga-os a fazê-lo de forma sistemática, já que as provas ou testes se ajustam à parte da matéria que se calcula que deve ter sido aprendida em uma determinada unidade de tempo, evitando, desta forma, o acúmulo de estudo em determinadas datas.
• ajuda a reter os pontos fundamentais do conteúdo – o estudante deverá reestudar suficientemente os pontos aprendidos que são abordados na pergunta, para reter os conceitos funda- mentais e assim tornar-se o autêntico protagonista de sua aprendizagem.
• é utilizada como fator de comunicação bidirecional, já que as provas ou os trabalhos serão desenvolvidos pelo estudante e corrigidos pelo docente-tutor, com a qualificação e as orientações pertinentes.
• contém forte incentivo para a melhoria quantitativa dos futuros trabalhos ou provas, já que os estudantes podem acompanhar os resultados de sua aprendizagem recebendo constante orientação.
• levam os estudantes a não se limitar em seu estudo à consulta do material didático estritamente obrigatório, se lhes forem solicitadas respostas a questões que requeiram a reelaboração, a análise de enfoques distintos ou a relação entre eles, levando-os a procurar outras fontes de consulta.
• exige, em algumas situações, a opinião pessoal, quando as questões requerem reflexão e pesquisa em materiais diversos.
• serve de preparação para a realização das provas presenciais ou supervisionadas, se estruturadas de forma similar, quanto ao conteúdo e ao estilo das questões.
• orienta os docentes-tutores quanto aos conteúdos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem para os estudantes, suprimindo estas lacunas em sessões presenciais de tutoria, ou mediante contato postal, telefônico e informativo etc.
• permite que os redatores das questões verifiquem onde estão as dificuldades mais constantes do conteúdo e onde estão as falhas da redação.

• proporciona o oportuno requisito administrativo da complementação destas provas, sem as quais, normalmente, não se pode superar o conteúdo em questão.

Fonte: livro "EaD, tecnologias e formas de linguagem" do Professor Cristiano Costa Argemon Vieira. 

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